De um lado

Natural da cidade de Americana - SP, Wilson R. Garcia que atua na área de marketing digital, transferiu-se para Piracicaba por razões profissionais no ano de 2005. No ano de 2011, participou do projeto de desenvolvimento do Portal da União Espírita de Piracicaba. Com a finalização do projeto do Portal UEP no ano de 2012, e baseado nos conhecimentos que dispunha sobre a comunicação por meios digitais, idealizou a criação de uma rádio que operasse por meio da internet, e que oferecesse 24 horas de programação Espírita.

A ideia foi apresentada à então presidência da instituição, que a recebeu com entusiasmo e com prudência, pois, diante de tal tarefa, seria necessário reunir uma equipe de pessoas com competências específicas. O tempo passou.

Do outro lado

Nascido em Piracicaba - SP, em família Espírita, Alan Diniz Souza, desde de muito se interessou por divulgar o Espiritismo, por encontrar explicações lógicas que consolam e orientam as pessoas para o bem viver.

Em 2001, convidado pelo divulgador e pesquisador Espírita Luiz Pessoa Guimarães, começou a participar do Programa Visão Espírita, um programa de rádio de grande audiência e alcance, transmitido pela Rádio Brasil 690 KHZ AM de Santa Bárbara d’Oeste. Alan Diniz começa a interagir com ouvintes de vários estados do Brasil, como de outros países.

No ano de 2012, motivado pelos bons resultados obtidos com o programa da rádio e pela afinidade com este meio de comunicação, Alan Diniz Souza começa a considerar a necessidade de ampliar o alcance da mensagem consoladora. No entanto, os custos elevados para a aquisição de novos horários nas rádios comerciais constituía fator impeditivo para a realização de seu intento. Desenhava-se um cenário onde tornava-se imperativo a criação de um canal próprio para a transmissão de programas espíritas.

O Encontro

Em 2013, Alan Diniz Souza, que integrava a diretoria da USE - União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Piracicaba reúne-se com Wilson R.Garcia para tratar de assunto relacionado com a modernização do portal daquela entidade. Oportunamente são apresentadas as ideias sobre a Rádio Web, que já há algum tempo faziam morada nas mentes e nos corações daqueles homens. Aquele momento marcaria os primeiros passos na direção da materialização daquelas ideias. No entanto, muitos obstáculos ainda deveriam ser superados.

Formação da primeira equipe

Alan Diniz Souza e Luiz Pessoa Guimarães viajavam juntos semanalmente de Piracicaba à Santa Bárbara d’Oeste, onde participavam do Programa Visão Espírita. Numa destas viagens, Alan falou sobre o futuro das transmissões de rádio AM e FM e sobre as novas possibilidades de difusão por meio da internet. Descreve ainda seu encontro com Wilson R. Garcia e fala sobre a concordância de objetivos entre ambos com relação à divulgação doutrinária por meio de uma Rádio Web. Luiz Guimarães interessa-se pelo assunto.

Alan Diniz apresenta Wilson R. Garcia à Luiz Pessoa Guimarães, que adere prontamente, tornando-se um grande divulgador, entusiasta e organizador do projeto.

Primeiros Passos

Como o projeto havia inicialmente sido apresentado à União Espírita de Piracicaba, ficara vinculado àquela instituição, no entanto, chegava o momento em que seria necessário ampliar o quadro de colaboradores. Assim a União Espírita de Piracicaba por meio de Luiz Benedito Dell’ábio, que na ocasião ocupava o cargo de presidente daquela instituição, convoca a USE Intermunicipal de Piracicaba, representada por seu então presidente Álvaro Augusto Vargas para lhe apresentar a ideia.

Após os devidos entendimentos, a USE Piracicaba decide assumir o projeto, contando naquele momento com a valiosa colaboração da UEP que disponibiliza-se, através de ação de venda de cupons para sorteio de prêmios, para auxiliar na captação dos primeiros recursos que seriam destinados à aquisição dos equipamentos necessários ao início das operações.

Diversas Casas Espíritas participaram daquela ação promovendo a ideia e ajudando na venda dos cupons. Foram tantos os colaboradores que seria impossível listar seus nomes.

Wilson R.Garcia sugere o nome “União Rádio Web”, representando a importância da combinação de esforços para o bem comum, e também como forma de homenagear as duas entidades que viabilizaram o projeto: União Espírita de Piracicaba e USE - União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Piracicaba.

O projeto de uma rádio web com programação exclusivamente Espírita, que até então existia somente no domínio das ideias, tornara-se real, e seguia coordenado pela USE, representada por Alan Diniz Souza, organizado por Luiz Pessoa Guimarães e sob a coordenação técnica de Wilson R.Garcia.

Formação da Equipe

Em 2015, Alan Diniz Souza assume a Presidência da USE Piracicaba, e várias reuniões são agendadas para a discussão das estratégias que seriam adotadas para o avanço do projeto. Nestas reuniões são apresentados os nomes de possíveis colaboradores que seriam convidados para integrarem a equipe. São eles: Adriano Gilberti, Jorge Luiz Ferreira e Sérgio Aguiar.

A linha de frente da equipe da União Radio Web estava completa: Adriano Gilberti, Alan Diniz Souza, Jorge Luiz Ferreira, Luiz Pessoa Guimarães, Sérgio Aguiar e Wilson R. Garcia.

Grupo Multimídia Espírita

Entre as resoluções do grupo e objetivando maior liberdade de ação, fica definido que o projeto União Rádio Web se desvincularia da USE Piracicaba, tornando-se independente. Com isto, surge o Grupo Multimídia Espírita, que passa a englobar não somente o Projeto União Rádio Web, bem como outras ações como o Programa Visão Espírita edição de Piracicaba, além de projetos futuros como a União WebTv.

Gratidão

São muitos amigos que contribuem com os recursos financeiros para a manutenção de nossas atividades. Há também muitos que colaboram prestando serviços dos mais variados. Entre nossos apoiadores, destacamos o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, que ofereceu as instalações prediais necessárias para a instalação do estúdio de gravação e transmissão. O imóvel está localizado na região central de Piracicaba.

Diante de tamanha oportunidade, nós, que integramos a equipe do Grupo Multimídia Espírita expressamos nossa gratidão pelo apoio que temos recebido de todos os envolvidos no projeto, sobretudo, da equipe espiritual que nos assiste e nos sustenta o ânimo para continuarmos nesta tarefa. Trabalhamos com amor para levar até você uma programação educativa, inspiradora, consoladora e alegre.